O Boi Caprichoso e Garantido se apresenta nas três noites do festival, sempre mostrando toda a criatividade de nossos artistas.
Mas durante o dia você poderá desfrutar dos muitos outros atrativos que Parintins tem a oferecer a você. E não é só durante o festival! Nossa cidade está preparada para lhe receber durante os 365 dias do ano! Secretaria Estado da Cultura e Turismo Rua Jonatas Pedrosa 247 A, Centro Fone:(92) 3533-1805
Vamos começar falando dos artesanatos:
Com madeira raízes de árvores, cipós, palhas, sementes, fibras naturais e penas artificiais. O artesanato popular é feito em palha, cuia, juta e muitos outros materiais. Já o indígena usa penas e grande variedade de sementes que formam colares, brincos, cocares e outros tipos de adereços. E claro, também pode ser encontrado miniaturas dos bois esculpidos em madeira.
Durante o festival você poderá encontrar várias bancas vendendo os mais variados artigos de artesanato, para os mais variados gostos. Fora da época e mesmo durante, lembre-se de ir no Porto e mesmo no Mercado, próximo ao porto. Existem ainda várias lojas na cidade especializadas em artigos para turistas.
Pontos de visitação turística: Catedral N.S do Carmo Fundada em 31 de maio de 1962, ela é toada de tijolos aparentes e foi projetada na Itália. Ao seu lado esquerdo encontra-se uma torres de 40 metros que acompanha o estilo da Catedral. É a edificação mais alta do Município e pode ser vista a quilômetros de distância. A Catedral fica localizada na Av. Amazonas, s/n.
Igreja do Sagrado Coração de Jesus Fundada em 1945, era a antiga Igreja N.S. do Carmo, mas com a construção da nova catedral passou a se chamar Sagrado Coração de Jesus em 1962. Ela fica localizada na praça Sagrado Coração, bem em frente ao colégio N.S. DO Carmo, o mais tradicional de Parintins. A Igreja tem à frente o rio Amazonas e é um dos melhores Lugares para se ver o pôr-do-sol.
Igreja de São Benedito Fundada em 1795 pelo Frei José das Chagas, foi a primeira Igreja de Parintins. Demolida em 1905, hoje deu lugar á praça do Cristo Redentor e a nova capela de São Benedito foi construída em 1945, no bairro que tem o mesmo nome.
Vila Amazônica Está situada a leste da cidade de Parintins, distante 20 minutos de barco. Banhada pelo rio Amazonas e pelo Paraná do Ramos, a vila tem uma área de 78.270 há onde moram 67 famílias. A importância história do lugar está relacionada ao apogeu da juta no Estado nas décadas de 30 e 40 do último século. Nessa época a Vila Amazônica foi criada para assentamento de imigrantes japoneses que vieram desenvolver a agricultura e implantar o cultivo da juta.
NOSSAS BELEZAS NATURAIS: Visite as praias de Taracuera, Varre Vento Não deixe de ir à Serra de Parintins.
Outros locais de beleza extrema: Morro de Santa Rita Lago de Macuricanä Lago de Uaicurapá
Visite também os balneários locais, como o Canta Galo.
Os passeios podem ser combinados com os taxistas locais, credenciados. Não se deixe enganar, os valores são sempre tabelados.
ORIGEM/DESTINO Durante a época do festival, chegam a ter mais de 20 vôos diários. Ainda assim será preciso comprar sua passagem com antecedência, pois é comum que as passagens se esgotem até meados de Junho. Se puder, venha com alguns dias de antecedência e siga de Manaus até Parintins em um dos barcos regionais, dê preferência àqueles que têm pacotes vendidos por agência de turismo.
Você irá apreciar a vista do maior rio do mundo, o rio Amazonas. Procure os barcos que têm saída durante o dia, pois será possível admirar a beleza do encontro das águas e a grandiosidade do rio das lendárias guerreiras amazonas. Recomendamos levar em seu reprodutor de áudio, nossas toadas, como Tempo de Borboletas, ficará mais fácil de entender o que nossos compositores tentam expressar em suas toadas.
Recomendamos esta viagem pois ela é marcante até mesmo para nós, amazônidas!
O retorno de Parintins para Manaus, recomendo que seja feita de avião, pois os barcos estarão subindo as correntezas do nosso poderoso rio Amazonas, aumentando em significativas horas a sua viagem de volta, o que se torna cansativo para muitos.
Se você residir em Manaus ou mesmo Belém, ou cidades do estado do Amazonas e Pará, margeados pelo Rio Amazonas, então você poderá vir à Parintins diretamente de Barco.
ONDE COMPRAR PASSAGENS MANAUS/PARINTINS/MANAUS: Marujos de primeira viagem:
Sua passagem para Manaus pode ser comprada normalmente na companhia aérea de sua preferência.